BATALHA NA MATA DA PIRELLI – I

Ecos na blogosfera do meu quase-sobrinho, CJK, sobre a audiência pública do “Refúgio Silvestre” da Marituba, antiga Fazenda Pirelli.

tipoassimfolhetimtipoassimfolhetimtipoassimfolhetimtipoassimfolhetimtip...

ÀS ARMAS

Não aceito a posição do governo do Estado de aproveitar a área da antiga Fazenda Pirelli, em Marituba, para construir habitações.

Acompanho este assunto há muito tempo, já visitei a área várias vezes e fiz parte da comissão que aconselhou o governador Almir Gabriel a adquiri-la, propondo a preservação total e a recuperação das áreas que estavam sendo utilizadas para a pecuária.

Participei também de várias reuniões, e viajei ao exterior para tentar atrair investimentos para a utilização da área como parque eco-turístico.

Depois não participei mais desta discussão, infelizmente, acho que poderia ter contribuido mais. Entretanto, nunca tive dúvidas do verdadeiro tesouro que é contar com uma área destas em plena região metropolitana da capital.

Este assunto cheira a tramóia das grossas, para favorecer esquema já montado com a construtora X e a incorporadora Y.

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=

A Imprensa estar calada sobre isso, acho até natural, os interesse$ são grande$.

Mas incomoda muito o silêncio dos MP’s, das ONG’s e de alguns políticos, tão ativos e indignados em outras questões. Será que é porque não temos nem índios, nem sem-terras, nem denúncia de correspondentes estrangeiros neste assunto?

Não se comovem os doutos e zelosos rapazes e moças dos MP’s, as bem informadas ONG’s e os políticos “progressistas” com o fato de sermos apenas “cidadãos comuns” em busca de qualidade de vida?

E a população que nem sabe que esta área existe, mas que pode ser afetada de forma profundamente negativa? Como é que fica?

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=

A versão oficial é de que será criado um “Parque” na área, de 63 km², e que se pretende tirar cerca de 10 km², que “já estão degradados”, para a construção de casas populares.

Amanhã se realiza uma audiência pública em Marituba, convocada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, dizque para ouvir a população sobre a criação da nova Unidade de Conservação – como são chamados tecnicamente os parques e reservas, e até para decidir o nome do futuro parque.

Mas a história de dizer que vai se construir somente nas áreas degradadas entra em contradição direta com uma preocupação exposta pelo próprio governo, nas suas justificativas em favor do seu projeto. Afirmam as autoridades que a nova reserva estadual precisará de bastante proteção, pois fica muito próxima à capital do estado, em uma região bastante populosa e que já sofreu muito desmatamento.

Ora, se já existe “pressão” sobre as áreas de floresta hoje, imaginem quando se colocar ali dentro mais algumas dezenas de milhares de pessoas! Chego a desconfiar que a degradação ambiental que vai inevitavelmente ocorrer sobre as outras áreas já está sendo prevista, para daqui a pouco irem se apropriando de seu entorno.

Vamos lembrar que naquela área estão os dois únicos rios não poluídos em área urbana no Brasil, o Uriboca e o Uriboquinha, não é mesmo, mestre André?

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=

Vejam um mapa do local:

BLOG - PIRELLI

Sobre André Costa Nunes

Glandeador cansado de 70 anos, mas "peleando barbaridade, con espadin muy corto, pero de frente para el enimigo". * Idade: 69 * Sexo: Masculino * Atividade: Ambiente * Profissão: ESCRITOR E SITIANTE * Local: Marituba : Pará : Bósnia-Herzegovina
Esse post foi publicado em Batalhas Renitentes. Bookmark o link permanente.

3 respostas para BATALHA NA MATA DA PIRELLI – I

  1. selma disse:

    olá, quando eu era pequena cheguei a morar na fazenda pois meus pais trabalhavam lá, e me recordo como era linda e uma fonte de emprego para muitas pessoas, não me recordo o porque do termino, segundo minha mãe ela foi á falência, ja andei procurando algo na história mais até o momento não encontrei nada. mas muito válida a sua luta e a sugestão de transforma-la em um parque agro- ecológico, super apoiado.

  2. A “Mata da Pirelli” tem um dos melhores parques ecológicos já desenhados no norte, desmatá-la é insanidade.Vamos denunciar ao Ministério Público.
    Ver.Carlos Augusto Barbosa.

    • ACN para Ver. Carlos Augusto disse:

      Boa, Ver. Carlos Augusto! Contamos com sua força política na defesa desta floresta nativa e de sua gente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s